terça-feira, 22 de janeiro de 2013

BOLETIM INFORMATIVO FRAGMENTOS MUSICAIS CURITIBA Nº2



Há muito tempo o homem registra os seus conhecimentos. Esses registros são documentos encontrados sob os diversos suportes, sendo bens culturais que formam o nosso patrimônio, e quando preservados, possibilitam o resgate de nossa identidade e o conhecimento de nossa história. A música, os instrumentos musicais, as partituras e fotografias, constituem acervo indispensável para se entender determinados momentos do nosso passado, onde compositores, músicos, instrumentistas, comunidades e sociedades reativam nossas lembranças de um tempo distante. 

Apresentamos o Boletim Informativo- Fragmentos Musicais, nº2, que traz algumas informações levantadas em acervos musicais reunidos, organizados e documentados, representando uma parte das expressões musicais que atuaram no Paraná, na primeira metade do século XX. Uma de nossas metas como pesquisadores é tratar os acervos que identificamos, adotando medidas básicas de preservação e levantamento de dados como: nomes de músicos, nomes de agrupamentos, formações instrumentais, datas, locais de atuação, repertório e composições.
Um esforço em divulgar um conjunto de documentos do patrimônio material e imaterial e um compromisso com a memória musical paranaense como parte da história da cultura do mundo.


Editores: Tiago Portella e Marilia Giller




disponível gratuitamente em pdf em:

http://www.academia.edu/2439017/BOLETIM_INFORMATIVO-FRAGMENTOS_MUSICAIS_-_CURITIBA_N_2_2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário