quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DOS REGIONAIS ÀS JAZZ BANDS

 
         A música popular curitibana é registrada na exposição Dos Regionais as Jazz Bands: O Paraná e música popular na primeira metade do Século XX, que está sendo realizada no Hall do Sesc Àgua Verde, durante o período de 9 de outubro a 11 de dezembro.
          Os acervos musicais foram reunidos, organizados e documentados, para representar uma parte das expressões musicais que atuaram em Curitiba na primeira metade do século XX. Um registro documental da vida e obra de artistas e músicos curitibanos que viveram o período de transformação ocorrida nos grandes centros urbanos, quando os agrupamentos musicais passaram da formação de Regionais para a formação Jazz-band.
         O evento destina-se a conservar, preservar e divulgar a cultura por meio de documentos que registram momentos da história de uma sociedade e revela uma história viva que reflete a dinâmica cultural no Paraná. Compositores, músicos, instrumentistas reativam nossas lembranças de um passado que poderia estar condenado ao esquecimento. A música, instrumentos musicais e partituras constituem acervo indispensável para se entender tais momentos. Um momento que marca a inserção nas experiências sociais, estéticas e tecnológicas da época, bem como um esforço em divulgar um conjunto de documentos do patrimônio material e imaterial no contexto da Curitiba da primeira metade do século XX.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário