quinta-feira, 7 de junho de 2012

Paraná e a música popular na primeira metade do Século XX


Acervo: Casa da Memória, João Groff

Com curadoria dos pesquisadores Marilia Giller e Tiago Portella, o Conexão Musical 2012 – Sesc Água Verde - prestará uma homenagem à música popular produzida durante a primeira metade do século XX no Paraná. O evento acontecerá durante o ano de 2012 com diversas atrações.
Ao pesquisar os movimentos sócio-culturais ocorridos nas primeiras décadas do século XX, observamos que as sociedades passam a vivenciar inovadoras experiências sociais, estéticas e tecnológicas. Com o surgimento dos meios de comunicação, como o fonograma, o rádio e o cinema, ocorre um intenso entrelaçamento cultural nos principais centros urbanos formatando alguns gêneros musicais que viriam a ser consagrados enquanto populares. Curitiba também contemplava a expansão, o grande fluxo migratório definou o ambiente urbano e tornou a capital paranaense terreno para quantidade de músicos que integravam regionais de choro, jazz bands, fanfarras, bandas militares, conjuntos de câmara e grandes orquestras.
Através do resgate histórico de acervos musicais deste período montamos a programação do evento, que será composta por apresentações artísticas, exposição, roda de choro, lançamento de livro de partituras e encerrará o ano com uma homenagem a diversos personagens da música popular do Paraná.  Os eventos serão sempre  no SESC Àgua Verde, as 20 hs. em Curitiba.


15/06 - Jazz Cigano Quinteto mostrará em sua apresentação músicas que influenciaram a música popular em Curitiba no início do século XX, além de apresentar composições do músico Antonio Melilo, que fundou atual Faculdade de Artes do Paraná.
29/06 - Zélia Brandão e Cláudio Menandro apresentarão obras redigidas em 1907 pelo flautista Clemente Consentino, de Morretes.
03/08 Daniel Migliavacca o bandolinista interpretará músicas do seu novo disco, um resgate de obras do também bandolinista curitibano Walter Scheibel que atuou nas rádios de Curitiba nas décadas de 1940 e 50.
10/08 - Marilia Giller apresentará a palestra "Imaginário Sonoro na Cultura Paranaense" dentro do Sarau Cultural – Do Jazz ao Samba, evento paralelo que acontece simultaneamente no local.

09/10 – Abertura da exposição “Dos Regionais às Jazz Bands”, com fotografias, partituras, instrumentos musicais e coleções de músicos que atuaram em Curitiba durante a primeira metade do século XX, no hall do Sesc Água Verde.
26/10 - Regional Jazz Band apresentará o concerto ‘Sabiá Paranaense’ com resgate de obras do músico José da Cruz (1897-1952).

09/11 - Tiago Portella realizará uma ‘Roda de Choro’ para o lançamento do primeiro livro de partituras dedicado a compositores curitibanos o “SongBook do Choro Curitibano – Volume 1”, através da Fundação Cultural de Curitiba.
30/11 - encerramento do evento será realizada uma belíssima Homenagem a Música Curitibana dedicada a personagens da música popular em Curitiba, com apresentação de Ubiratan Lustosa.


Ainda, o Conexão Musical 2012 levará para escolas municipais o concerto didático “Isto é Bom” o espetáculo musical exemplifica a trajetória da música brasileira e sobretudo do Paraná, desde as mais antigas manifestações durante os séculos XVIII e XIX, até a invenção dos gêneros populares brasileiros no início do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário