domingo, 13 de fevereiro de 2011

Conjunto Regional dos Irmãos Otto




Os Irmãos Otto foram um trio regional que atuou com frequência na rádio P.R.B.2 durante os anos 1930 em Curitiba. São filhos de Mathias (Maciej) Otto e Edwirges Otto, o Conjunto Regional dos Irmãos Otto era formado por Estanislau Otto (diretor musical/violão), Bronislau Otto (cavaquinho/violão) e João Alberto Otto (bandolim).

O regional atuou de 1934 à 1939 e apresentava-se semanalmente em dois horários: quartas e sábados. Estanislau Otto, conhecido com Stacho, era o diretor musical do conjunto e compositor. Semanalmente apresentava obra inédita na programação, a pedido do âncora da emissora Jacinto Cunha. Em 1937 acompanharam a cantora Ninah Farah, que destacou-se como uma das maiores interpretes de sambas e marchas de Curitiba. Dentre as diversas aparições, destaca-se a inauguração da nova sede da rádio PRB-2 na Rua Barão do Rio Branco. Este grupo acompanhou os artistas Orlando Silva, Nelson Gonçalves e Carlos Galhardo em visita a capital paranaense.

Estanislau Otto 
(diretor musical do Regional dos Irmãos Otto)

Segundo entrevista de Bronislau Otto em 2007 o violão, o cavaquinho e o bandolim estavam sempre camuflados, no intuito de evitar qualquer maldoso comentário ou censura sobre o marginalizado músico popular. Aos sábados, após o expediente de estúdio, o grupo saia em carro aberto, trilhando o caminho do bonde em direção ao alto Cabral pra a realização de saraus e serenatas. Agregavam-se as cantoras Estelinha Egg e Teide Marques.

Pelas difíceis condições em conciliar a música às trajetórias das vidas particulares, mesmo após convite feito por Ary Barroso para apresentações no Rio de Janeiro ao qual o grupo não atendeu, pois dissolveram o conjunto em 1939.

Tiago Portella Otto

Nenhum comentário:

Postar um comentário